NOTÍCIAS

Seed words: simples palavras e uma proteção inestimável para o seu patrimônio digital

Seed words: simples palavras e uma proteção inestimável para o seu patrimônio digital

Pense rápido: o que não pode faltar em alguma plataforma digital que armazena seus recursos financeiros? Se você pensou em segurança e confiabilidade, acertou! Por este motivo, um bom número de carteiras digitais oferecem aos usuários o acesso às seed words, que nada mais é do que a chave de segurança que lhe garante que apenas você terá acesso ao seus recursos.

 

A seed é um conjunto único de palavras, mais fácil de se memorizar do que a sequência de letras e números confusa da chave de segurança, mas que dão acesso aos mesmos dados. Esse modelo é o mesmo usado na Lunes Wallet e segue algumas regras simples como: são 12 palavras em inglês, todas com letras minúsculas e com apenas um espaço entre elas e que devem ser sempre importadas dessa forma.

 

Mantenha suas seed words em segurança

Acessou pela primeira vez? Anote em um local seguro, de preferência em um meio físico, a sequência de palavras exatamente na mesma ordem em que aparecem e guarde em um local de confiança. Em hipótese alguma a compartilhe com alguém, pois como dito anteriormente essa sequência de palavras são sua chave de segurança e dão, ou darão, acesso à totalidade de seus ativos ligados à ela.

Quer um exemplo da importância de cuidar bem da sua chave de segurança?

Imagine a seguinte situação: seu primo Miguel tem uma carteira de Bitcoin instalada no computador. Por uma infelicidade, sua máquina tem um defeito e ele não consegue mais acessar sua carteira, que tinha o equivalente a R$ 500,00 em Bitcoins. Após o conserto do seu equipamento, Miguel instala novamente a sua wallet e está com a sua seed em mãos, ansioso para restaurar o acesso aos seus ativos. Só que, por um descuido (seja por pressa ou falta de atenção), uma das palavras que compõem a sua seed foi anotada de forma errada e Miguel não consegue mais acessar sua carteira com as suas moedas digitais e ninguém pode resolver o problema, já que somente o Miguel tem acesso à seed! Independente do valor em questão, é uma situação bem chata, não é mesmo? E infelizmente, é mais comum do que se imagina.

Mais notícias