NOTÍCIAS

Qual a origem do Bitcoin?

Qual a origem do Bitcoin?

Falar de bitcoin é sempre um prazer, pois traz em sua bagagem ao longo desses 10 anos muita evolução em nosso mercado de transações financeiras e inspiração para criação de outras moedas, o qual, permitiu aplicações, contrato inteligentes, jogos, plataforma de músicas, chat, e-commerce, mobilidade e muito mais, tudo isso de forma descentralizada e segura.

Mas antes de falar sobre essa maravilhosa tecnologia é interessante, contextualizar os fatos para fazer sentido. Então, embarque nessa viagem junto comigo.

 

Lunes


Um pouco da história

 

P2P ou Ponto a Ponto

Para começar, no ano de 1979 e 1984, tivemos respectivamente dois grandes eventos que marcaram essas décadas com os projetos Usenet criado por Jim Ellis e a Fidonet por Tom Jennings. Ambos os projetos utilizavam uma rede P2P, ou seja, ponto a ponto ou pear to pear, uma caraterística dessa rede é que a cópia dos dados são transmitidos na rede. Portanto a Usenet era um fórum, que na época, permitia agrupar as perguntas e respostas dos participantes. Já o Fidonet, era a troca de mensagem na rede, segundo alguns estudiosos, talvez a origem do e-mail tenha vindo desse projeto.



Evolução Histórica


Árvore de Merkle

Outro fato importante em 1979, foi a Árvore de Merkle por Ralph Merkle, onde propõem que os dados sejam divididos em pares e cada par gera um resultado através de uma criptografia, ou seja, no final desse processo é gerado um único valor, remanescente dos pares anteriores.

 

World Wide Web - Rede mundial de computadores

Em 1991 tivemos a descoberta da World Wide Web a famosa rede mundial de computadores por Tim Berners-Lee. Essa grande descoberta permitiu mesclar as tecnologias acima descritas com a internet e também trouxe outras soluções, uma que não posso deixar de mencionar foi o auge dos empreendimentos online, que surgiram e fizeram verdadeiras fortunas.

 

SHA 256 - Secure Hash Algorithm

Estamos quase lá no bitcoin, mas antes preciso falar do SHA 256 - Secure Hash Algorithm, ou Algoritmo de Has Seguro que foi lançado pela a Agência de Segurança Nacional - NSA em 2001, que  tem por finalidade criar uma criptografia de um pequeno texto ou um livro e simplesmente gerar um hash de tamanho de 34 bytes com 64 caracteres.

Pronto, agora vamos falar de bitcoin. Todo esse conjunto de tecnologias serviu de base para o bitcoin, pois o bitcoin é descentralizado, graças a rede P2P, é seguro com criptografia, devido ao SHA256, as transações são feitas devido a internet www e o volume de transações são trafegadas, devido a árvore de merkle. Então, percebesse que ao longo da história sempre a evolução é constante.

 

Bitcoin

Em 2001 o suposto Satoshi Nakamoto publicou o White Paper do bitcoin. Ele explicou como essa tecnologia, disruptiva, virá a funcionar. A intenção era fazer a transferência de uma pessoa a outra sem intermediários e de fato conseguiu e revolucionou até hoje o mercado.

O bitcoin além de ser um ativo virtual considerado uma moeda, ou melhor dizer o "ouro digital", e ao longo desses 10 anos sua valorização chegou a uma máxima de uns R$ 70 mil reais. O que trouxe mais adeptos e pessoas que estavam dispostas a lucrarem e a mudarem o cenário atual, tudo isso fez com que seu valor subisse muito e sofreu uma correção em 2019.

O bitcoin trouxe outra tecnologia, a qual as suas transações ficam armazenadas, que é o BlockChain, ou seja, Cadeia de Blocos, onde cada bloco é responsável por armazenar um número limitado de transações e distribuir na rede. Nesse momento, não vou me deter aos detalhes e vou falar de forma superficial, pois a intenção é falar da sua histórias.

 

Ethereum

Como falei anteriormente, a tecnologia sempre está passando por evolução e em 2014 Vitalik Buterin, de 19 anos de idade, um verdadeiro gênio, estudioso e poliglota. Buterin compartilhou na rede a criação do Ethereum, que foi a segunda moeda a ser criada e a grande diferença dessa moeda foi por, além de ter sua própria blockchain para armazenar as suas transações, permitir criar Smart Contract, ou contratos inteligentes, onde permite guardar dados de jogos, aplicações, chat e dentre outros na sua blockchains.

Percebam que o bitcoin foi o precursor de toda uma grande revolução que está acontecendo.


Mais notícias